quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Magnavox Odyssey Primeira parte

Magnavox Odyssey


Primeira parte
















O Magnavox Odyssey foi o primeiro console de jogos com sucesso no mundo. Foi demonstrado pela primeira vez em abril de 1972 e lançado em agosto do mesmo ano, antecipando o jogo Pong do console Atari em três anos. É um console de jogos digital, embora muitas vezes é erroneamente definido como analógico, devido à incompreensão de seu projeto de hardware.

Pong no Magnavox Odyssey























O Odyssey foi desenvolvida por Ralph Baer, que começou a trabalhar em um protótipo em 1966 e o terminou por volta de 1968 Este protótipo, conhecido como Brown Box, está agora no Museu Nacional de História Americana do Smithsonian Institution em Washington.


O Brown Box





















Design



Como todos os outros consoles de videogame, o Magnavox Odyssey é um console digital. No entanto, era como todos os consoles até a oitava geração que utilizam um circuito analógico de saída de vídeo, devido ao fato de que os televisores da época serem analógicos; além disso, assim como o Nintendo 64 e posteriores, contava com um controlador de jogo analógico. Devido a estes dois fatos, muitos colecionadores erroneamente consideram o Odyssey um console analógico, o que levou Baer esclarecer que o console realmente era digital. Os sinais eletrônicos trocados entre as várias partes (geradores de sincronização, matriz de diodos etc) são binários.



O Brown Box era capaz de mudar a cor da tela para simular cenários como gelo, campo etc mas no final a função foi removida e no produto final de 1972 foi substituída por 12 folhas de acetato que eram afixadas no televisor. Assim, o jogo exigia a fixação das folhas de acetato com as linhas de demarcação de campos de futebol ou de vôlei na tela do televisor para jogar, uma vez que o programa não era capaz de desenhar a linhas de demarcação de cada tipo de jogo.

O sistema podia ser alimentado por seis baterias A, os quais eram incluídas. Uma fonte de alimentação A/C opcional era vendida separadamente. O Odyssey não tinha capacidade de som, algo que foi corrigido vários anos mais tarde. Ralph Baer propôs uma extensão de som para o Magnavox em 1973, mas a ideia foi rejeitada.

A embalagem  do Odyssey era acompanhado com dados, fichas de pôquer e folhas de pontuação para ajudar na pontuação, dinheiro de jogo e placas de jogo muito parecido com jogos de tabuleiro tradicional.

Ralph Baer também havia proposto o conceito de "cartuchos ativos" contendo componentes eletrônicos adicionais, permitindo a adição de mais funcionalidades no jogo, tais como efeitos de som, efeitos de líquido e velocidade da bola variável, a idéia aparentemente não despertou nenhum interesse.

Controle do Magnavox Odyssey

















O Magnavox Odyssey Completo
















Acessórios


Baer também concebeu um jogo de tiro, onde era utilizado um rifle eletrônico.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário