Frogger surgiu em um jogo de Video game criado em 1981 em uma parceria entre as então jovens empresas de informática SEGA e Konami.
Inicialmente fabricado para máquinas de arcade, logo foi fabricado em grande escala para o console mais popular da época, o Atari 2600, tornando-se também um de seus jogos mais populares.
A mecânica do jogo era simples, onde o jogador controla um sapo que deve atravessar, com tempo limitado, uma estrada movimentada e um rio cheio de obstáculos até chegar ao seu ninho. A cada cinco travessias bem sucedidas, o jogo progredia em novas fases de dificuldade crescente.
Conforme veio o sucesso do jogo veio também suas várias versões com a mesma mecânica só mudando alguns obstáculos e algumas vezes a posição dos cenários que em algumas versões são juntos e outras como a do Odyssey primeiro a estrada e depois o rio.
Frogger na versão original da Konami de 1981
O Jogo
Independente da versão o jogo começa com três, cinco ou até sete sapos (vidas) e cabe ao jogador guiar o Frogger até a sua casa que fica em cinco margens do rio na parte superior da tela, mas para isso deve primeiro atravessar uma estrada movimentada que dependendo da versão incluem carros, caminhões, ônibus, buggies, tratores, vans, táxis, ciclistas e ou motocicletas acelerando conforme a dificuldade vai aumentando no jogo.
No rio também conforme a versão os desafios são troncos que afundam, tartarugas que ficam submergindo, cobras, jacarés e ou lontras. Como se não bastasse todos estes perigos, você tem um determinado tempo para cumprir está tarefa e no rio ainda tem que cuidar para não cair nele quando o tronco ou tartaruga que estiver for até ao final da tela. Como recompensa você pode pegar um inseto no caminho como lanche ou uma namorada para levar como carona que serão convertidos em pontos extras.
Em 1982 a revista Softline afirmou na época que Frogger era o jogo de arcade com o maior número de maneiras de morrer. E realmente há muitas maneiras diferentes de perder uma vida que é ilustrada por uma "caveira e ossos cruzados como símbolo.
Confira só os perigos mortais para o sapinho.
1. Ser atingido por um veículo rodoviário
2. Saltar na água do rio
3. Saltar em cobras, lontras ou em mandíbulas de um crocodilo no rio
4. Saltar em uma margem invadida por um jacaré
5. Ficar em cima de uma tartaruga até que tenha completamente submergida
6. Ficar em um tronco, jacaré, ou tartaruga que sai fora do lado da tela
7. Em algumas versões saltar para uma margem já ocupada por um sapo
8. Saltar para o lado de uma margem ou de um arbusto
9. Perdendo contra o tempo
Algumas das cenas de morte de Frogger
Música de abertura do jogo da primeira versão é de uma canção infantil japonesa chamada Inu No Omawarisan (The Policeman Dog). Outras musicas foram acrescentadas nas demais versões.
A musica Inu No Omawarisan (The Policeman Dog)
A mesma musica adaptada para o Frogger
Frogger teve versões, de Arcade, Pc, e para vários consoles incluindo versões mais recentes para Playstation 3, Nintendo Wii e Xbox além é claro versões para celulares.
Frogger na versão Atari 2600
Frogger na versão do Odyssey
Frogger na versão do Nintendo
Frogger na versão Mega Drive
Frogger na versão Super Nintendo
Frogger na versão do Playstation
Frogger também teve outros títulos além de sua versão original adaptada para outros consoles como estes jogos do Playstation 2.
Frogger no Playstation 3
Frogger no Game Boy Advance
Frogger no Game Cube
Frogger no programa CBS 'Saturday Supercade lineup
Uma das cenas do episódio de Seinfeld chamado "The Frogger"
Frogger em Detona Ralph
Frogger em Pixels
O Lamento de Froggy de Buckner & Garcia
A musica Frogger da banda Bed Religion.
Está foi a estréia de publicações sobre personagens espero que tenham gostado, mande sua opinião, critica e sugestões sobre ela. Até a o próximo personagem. :-)
Nenhum comentário:
Postar um comentário